• Sem produtos no carrinho

FALA KBÇA! Você sabe como criar o sumário do seu TCC? Será que você tem alguma dúvida sobre isso? Eu indico uma boa leitura nesse artigo e no exemplo.

Certamente muitos alunos não tem noção de como o sumário é importante para um trabalho acadêmico. Já recebi eventualmente algumas monografias sem sumário, um erro surpreendentemente grosseiro para uma banca de avaliação.

Observo que muitos deixam para depois, tem o sumário “na cabeça”, não passam a limpo no editor de texto, não atualizam ou ao menos não enxergam que no sumário está o norte que irá ajudar o pesquisador a se manter no rumo certo da pesquisa.

Eu particularmente adoro ler um trabalho ou livro pelo sumário. É ali que eu entendo a construção do autor e os principais pontos e conteúdos que ele desenvolve. Tente exercitar isso😉

Todavia, para criarmos um sumário é interessante observarmos as etapas anteriores como: a escolha do tema, o problema de pesquisa, a definição de objetivos de pesquisa e título do trabalho.

Como saberei quando acaba e termina um capítulo?
Quando saberei que escrevi tudo que precisava?
Como posso estruturar o meu TCC de forma que fique mais equilibrado?

Para todas essas perguntas a resposta é: tendo um sumário.

Conforme mostrado em artigo anterior, definir os objetivos da sua pesquisa não apenas ajuda a construir um sumário da sua pesquisa, como também o título do seu trabalho. Nesse sentido, cada objetivo específico pode ser um capítulo do seu TCC.

Só para exemplificar, no título do TCC: A utilização do Marketing Sensorial: um estudo de caso das cafeterias Starbucks.

Do título podemos extrair algumas ideias e assuntos a serem tratados no sumário.

O capítulo 1 que é a introdução, que deve ter lá dentro: o tema definido, o problema de pesquisa, os objetivos geral e específicos e a justificativa da pesquisa.

O capítulo 2 deverá falar sobre as teorias que fundamentam o Marketing Sensorial. Definir o que é, as suas origens e tal.

O capítulo 3 pode ser dedicado a falar sobre o Starbucks, a empresa, seus produtos, serviços, comunicação, marketing, atendimento entre outras coisas.

O capítulo 4 pode ser sobre a metodologia de estudo de caso, uma vez que você deverá buscar autores e teorias que ajudem você a realizar tal pesquisa.

O capítulo 5 pode ser a analise desse estudo de caso, mostrando os resultados coletados na ida a campo.

E finalmente o capítulo 6 as considerações finais, na qual você irá revisar o problema de pesquisa, fazer a leitura dos “melhores momentos” da sua pesquisa até sugerir pesquisas e aplicações futuras.

Com esses passos você poderá sem dúvida dar um salto gigante na construção do seu TCC, pode ter certeza!

Curtiu esse conteúdo? Então curta nossos canais e compartilhe com os seus amigos ou alguém que precise do SACADAS DO TCC.

Profe. Misa

Fala Kbça! � Você Está Tendo Dificuldades Com o TCC? � Relaxa, Eu Tenho Umas SACADAS Para Ajudar Você! Acesse o Nosso Site � http://www.sacadasdotcc.com.br

POSTS RELACIONADOS

COMENTE PELO FACEBOOK