• Sem produtos no carrinho

FALA KBÇA! Você sabe como começar o seu TCC? Por certo, como professor, indico que leia (e releia) atentamente esses 4 passos básicos para você ser feliz na sua jornada acadêmica.

Certamente o começo para muitos alunos realmente é complicado.

Ainda que pareça que não vai, ao passo que qualquer coisa no mundo é mais fácil e divertida de fazer do que o Trabalho de Conclusão de Curso (Isso faz sentido para você?). Com toda certeza, nessa fase da vida que o aluno aprende o real (e oficial) significado da palavra PROCRASTINAÇÃO.

Seguem abaixo os 4 passos básicos para você começar o seu TCC:

1. Escolha o tema

Pergunte para você mesmo O QUE EU GOSTARIA DE INVESTIGAR? Isto é, veja se existe conteúdo sobre o assunto e logo depois, perceba se o tema é relevante para muitos. Dessa maneira você poderá seguir para o próximo passo.

2. Defina o problema de pesquisa

Para obter sucesso aqui é provável que você deva conseguir relacionar 2 variáveis, COMO “X” AFETA “Y”? Em primeiro lugar é importante perceber que o problema de pesquisa pode ser uma pergunta que ajuda a nortear o seu trabalho.
Exemplo 1: Como o trabalho colaborativo auxilia criativos na cidade de Caxias do Sul?.
Exemplo 2: Qual é o impacto das redes sociais para pequenas empresas na serra gaúcha?

3. Defina os objetivos de pesquisa

Os objetivos (GERAL E ESPECÍFICOS) devem ser determinados depois de termos o problema de pesquisa definido. O grande lance aqui é usar um verbo no infinitivo + tema. Só para ilustrar, veja o esquema a seguir:

Objetivo Geral
Investigar como a empresa Starbucks utiliza o brandsense para criar experiências diferenciadas de consumo.  

Objetivos Específicos
a) Pesquisar a empresa Starbucks;
b) Entender a teoria de brandsense e marketing de experiência;
c) Evidenciar quais os sentidos mais explorados pela empresa;

4. Construa um sumário para o TCC

Definir os objetivos da sua pesquisa não apenas ajuda a construir um sumário da sua pesquisa, como também o título do seu trabalho. Nesse sentido, cada objetivo específico pode ser um capítulo do seu TCC. Só para exemplificar, no título: “A utilização do Marketing Sensorial: um estudo de caso das cafeterias Starbucks” podemos pensar que após o capítulo 1 que é a introdução, o capítulo 2 deverá falar sobre as teorias que fundamentam o Marketing Sensorial. Seguindo o título, visto que o capítulo 3 pode ser dedicado a falar sobre o Starbucks. E o capítulo 4 pode ser sobre a metodologia de estudo de caso, uma vez que você deverá buscar autores e teorias que ajudem você a realizar tal pesquisa.

Com esses passos você poderá sem dúvida dar um salto gigante na construção do seu TCC, pode ter certeza!

Curtiu esse conteúdo? Então curta nossos canais e compartilhe com os seus amigos ou alguém que precise do SACADAS DO TCC.

Profe. Misa

Fala Kbça! � Você Está Tendo Dificuldades Com o TCC? � Relaxa, Eu Tenho Umas SACADAS Para Ajudar Você! Acesse o Nosso Site � http://www.sacadasdotcc.com.br

POSTS RELACIONADOS

COMENTE PELO FACEBOOK