• Sem produtos no carrinho

FALA KBÇA! Você já sabe como começar o seu TCC? Acalma essa alma então! eu simplifiquei isso para você em 4 passos básicos que vão te guiar na arrancada para o começo desse Trabalho de Conclusão de Curso.

Travar, ficar tenso, ter vontade de sair correndo, abandonar a faculdade, repensar na vida… são coisas normais para quem está fazendo o famoso Trabalho de Conclusão de Curso (Isso faz sentido para você?). E fala sério, parece que tudo é melhor e mais legal do que fazer o TCC. Procrastinar torna-se um conceito a ser investigado nesse momento.

Elaborei um roteiro básico baseado na minha experiência de mais de 100 bancas de avaliação de TCC que vai DESTRAVAR você literalmente nesse começo. Confira logo abaixo os 4 passos detalhados.

1. Escolha o tema

Pergunte para você mesmo O QUE EU GOSTARIA DE INVESTIGAR? Isto é, veja se existe conteúdo sobre o assunto e logo depois, perceba se o tema é relevante para muitos. Dessa maneira você poderá seguir para o próximo passo.

2. Defina o problema de pesquisa

Para obter sucesso aqui é provável que você deva conseguir relacionar 2 variáveis, COMO “X” AFETA “Y”? Em primeiro lugar é importante perceber que o problema de pesquisa pode ser uma pergunta que ajuda a nortear o seu trabalho.
Exemplo 1: Como o trabalho colaborativo auxilia criativos na cidade de Caxias do Sul?.
Exemplo 2: Qual é o impacto das redes sociais para pequenas empresas na serra gaúcha?

3. Defina os objetivos de pesquisa

Os objetivos (GERAL E ESPECÍFICOS) devem ser determinados depois de termos o problema de pesquisa definido. O grande lance aqui é usar um verbo no infinitivo + tema. Só para ilustrar, veja o esquema a seguir:

Objetivo Geral
Investigar como a empresa Starbucks utiliza o brandsense para criar experiências diferenciadas de consumo.  

Objetivos Específicos
a) Pesquisar a empresa Starbucks;
b) Entender a teoria de brandsense e marketing de experiência;
c) Evidenciar quais os sentidos mais explorados pela empresa;

4. Construa um sumário para o TCC

Definir os objetivos da sua pesquisa não apenas ajuda a construir um sumário da sua pesquisa, como também o título do seu trabalho. Nesse sentido, cada objetivo específico pode ser um capítulo do seu TCC. Só para exemplificar, no título: “A utilização do Marketing Sensorial: um estudo de caso das cafeterias Starbucks” podemos pensar que após o capítulo 1 que é a introdução, o capítulo 2 deverá falar sobre as teorias que fundamentam o Marketing Sensorial. Seguindo o título, visto que o capítulo 3 pode ser dedicado a falar sobre o Starbucks. E o capítulo 4 pode ser sobre a metodologia de estudo de caso, uma vez que você deverá buscar autores e teorias que ajudem você a realizar tal pesquisa.

Com esses passos você poderá sem dúvida dar um salto gigante na construção do seu TCC, pode ter certeza!

Se ainda ficar alguma dúvida, indico o CURSO 10 AULAS MATADORAS DO SACADAS DO TCC que podem te auxiliar do início ao final da sua pesquisa acadêmica, confira no link aqui

Curtiu esse conteúdo? Então curta nossos canais e compartilhe com os seus amigos ou alguém que precise do SACADAS DO TCC.

Profe. Misa

Fala Kbça! � Você Está Tendo Dificuldades Com o TCC? � Relaxa, Eu Tenho Umas SACADAS Para Ajudar Você! Acesse o Nosso Site � http://www.sacadasdotcc.com.br

POSTS RELACIONADOS

COMENTE PELO FACEBOOK